Didática da Linguagem

AS ALUNAS DO CURSO NORMAL (402 N E 402N) CONFECCIONARAM MATERIAIS MUITO CRIATIVOS PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS











Acolhida em 2015...

Profª Alexsandra



Profª Vanessa




Aconteceu em 2014...
Trabalhar o Português pode ser muito legal!!!!!!

HORA DO CONTO

LANÇAMENTO: 
Os alunos deverão escrever, em um pedacinho de papel entregue pela professora, um sonho que tenham.

EXPLORAÇÃO: 
-Os sonhos são todos iguais?
-O sonho de um colega é mais importante do que o do outro, ou o meu sonho é mais importante?
-Devemos rir ou criticar os colegas por causa dos seus sonhos?
-Todos os sonhos são possíveis de realizar?
-O que podemos fazer para realizá-los?
-Como podemos cultivar nossos sonhos?

EXPLICAÇÃO:
Todos nós temos sonhos. Algumas pessoas sonham com coisas materiais como por exemplo uma casa, uma boneca ou uma bola. Outras pessoas sonham com coisas que não podemos tocar, como por exemplo a tranquilidade, a paz ou até mesmo um carinho. Não importa qual é o sonho, o importante é que todos sonhamos e devemos respeitar os sonhos uns dos. Também devemos cultivar nossos sonhos e termos a certeza de que é muito bom sonhar. Precisamos tentar realizar os nossos sonhos, assim nossa vida será mais feliz! 
Segue abaixo a história "Os Sonhos de Armando" de Mônica Guttmann


Armando procura um lugar para plantar seus sonhos.

Um lugar que seja quente, fértil e cheio de energia, para que seus sonhos possam crescer e tornar-se grandes e fortes como ele.
Adivinhe onde ele vai plantar...

 No alto de uma montanha?
Mas e se ninguém puder ali alcançar?
 No infinito do céu?
E quem é que poder segurar?
 Quem sabe Armando possa plantar seus sonhos na terra?
Será que alguém irá arrancar?
 Armando estava indeciso. Seus sonhos eram tão lindos e coloridos, que ele não queria nunca vê-los murchar.
Mas, então, onde será o melhor lugar para plantar?
 Dentro de uma televisão? Para, assim, de todos chamar a atenção?
Mas os sonhos de Armando não queriam ser famosos, queriam apenas um lugar onde pudessem crescer!
 E se Armando pedisse ajuda a suas velhas amigas letras? Será que elas poderiam ajudar?
Mas de que servem as letras assim...tão soltas no ar?
 Então resolveu pedir ajuda a suas outras velhas amigas, as palavras!
Mas são tantas e tantas palavras querendo ajudar, que seus sonhos se perderiam e levariam um tempão para se reencontrar!
 E se Armando pusesse seus sonhos nas páginas de um jornal?
Com certeza, no dia seguinte eles não passariam de uma velha notícia de jornal!
 E se ele plantasse seus sonhos dentro do tempo?
Será que, assim, eles cresceriam e viveriam para sempre?
 Armando resolveu plantar seus sonhos na cabeça de alguém...
Mas, se um dia este alguém levar um escorregão, seus sonhos escorregarão também!
 Armando já começava a ficar cansado de tanto procurar... Até que, um dia, um lindo e inesquecível dia, Armando encontrou o lugar!
Será que você quer adivinhar?
 Armando descobriu que o melhor lugar para plantar seus sonhos seria seu próprio coração.
Somente aí eles podem crescer e espalhar suas cores para muitos outros lugares!













SUGESTÕES DE JOGOS ORTOGRÁFICOS

TROCANDO AS LETRAS: A turma será dividida em grupos de 5 ou 6 integrantes. Na parte da frente da sala haverá caixas (tantas caixas quanto o número de grupos que houver). Nestas, haverá envelopes diversos, contendo uma palavra, cujas letras estarão grudadas (com velcro) e dispostas desordenadamente sobre um tecido. As palavras serão de acordo com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada. Ao sinal da professora um integrante de cada equipe deverá ir até sua caixa, pegará um envelope e retornará para que junto com o grupo consiga trocar as letras e formar a palavra adequadamente. Os integrantes da equipe, que primeiro organizar a palavra descobrindo-a, deverão levantar os braços informando o término da atividade, se a palavra estiver correta a equipe marca ponto. Ganha a equipe com o maior número de pontos.


JOGO DAS PALAVRAS: A turma será divida em 2 grupos. Cada integrante será representado por números. Na frente da sala haverá uma mesa com 2 campainhas, uma para cada equipe. De acordo com a numeração, a professora chamará 1 integrante de cada equipe. Ela então perguntará como se escreve a palavra AMBIENTE, por exemplo. As palavras serão escolhidas de acordo com a dificuldade ortográfica a ser trabalhada. Ao sinal da professora os dois alunos deverão bater na campainha, aquele que tocá-la primeiro poderá responder a pergunta escrevendo a palavra no quadro. Se estiver correta a equipe marca ponto, caso não esteja correta a equipe adversária terá o direito de resposta. Ganha a equipe que marcar mais pontos.